Concursos
Concurso Santo André – SP: novo edital abre vagas para Guarda
Compartilhe:
A Prefeitura de Santo André, no estado de São Paulo, divulgou o edital de concurso público nº 01/2020 que preencherá 30 vagas para Guarda Municipal. O concurso Santo André – SP será executado pela Fundação Vunesp.
Além deste novo certame para a GCM, segue com inscrições abertas até o dia 08 de janeiro de 2020 outro concurso Santo André – SP, este com o objetivo de preencher 70 vagas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade.
Vagas do concurso Santo André – SP
Das 30 vagas em disputa, 20 são destinadas a candidatos do sexo masculino, enquanto que 10 são destinadas a candidatas do sexo feminino.
Para concorrer, é necessário possuir o ensino médio completo, CNH na categoria AB, B ou superior, altura mínima de 1,60m para mulheres e de 1,68m para homens e idade entre 18 e 35 anos.
Vencimento, carga horária e benefícios
O vencimento é de R$ 2.692,46 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, que poderá ocorrer em regime de plantão de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso.
Acrescido ao vencimento, o profissional contratado terá direito aos seguintes benefícios:
- Refeição fornecida no local de trabalho;
- Auxílio-transporte;
- Convênio médico;
- Gratificação bienal por tempo de serviço;
- Licença-prêmio por tempo de serviço;
- Auxílio babá ou creche;
- Adicional de periculosidade de 30% sobre os vencimentos do cargo.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br, e durante o período de inscrição, que vai de 16 de janeiro a 02 de março de 2020.
Os candidatos que não tiverem acesso à internet, poderão utilizar o ponto disponibilizado pelo “Programa Acessa São Paulo” em várias cidades de todo o estado.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00.
Etapas do concurso Santo André
O concurso Santo André – SP será composto por prova objetiva, redação, teste antropométrico e de aptidão física, exame toxicológico, exame psicológico para porte de arma de fogo, investigação social e curso de formação.
A prova objetiva e de redação serão realizadas em conjunto, na data provável de 26 de abril de 2020, e os candidatos terão até quatro horas de prova, já incluído o tempo para preenchimento da folha de resposta.
Condições da prova objetiva
Para realizar a prova objetiva, o candidato deverá comparecer ao local de sua realização com antecedência mínima de 60 minutos, munido de caneta de tinta preta, original do documento de identificação e comprovante de pagamento da taxa de inscrição (no caso do nome do candidato não constar no edital de convocação).
Esta prova será composta por 40 questões, sendo 5 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Raciocínio Lógico-Matemático, 5 questões de Atualidades, 5 questões de Noções de Informática e 20 questões de Conhecimentos Específicos.
A prova objetiva valerá 100 pontos e serão aprovados nesta etapa, os candidatos que obtiverem a nota mínima de 50 pontos e que não zerarem nenhuma de suas disciplinas.
Somente será possível se retirar do local de prova após transcorrido o tempo de 75% de duração da prova. O candidato poderá levar apenas o material para conferência da prova realizada.
Redação e TAF
A prova de redação valerá 100 pontos e a nota mínima para aprovação é de 50 pontos.
O teste de de aptidão física irá envolver as seguintes etapas:
- Flexo-extensão de cotovelos sobre o solo em apoio no banco, para as candidatas do sexo feminino;
- Flexo-extensão de cotovelos em apoio de frente sobre o solo, para os candidatos do sexo masculino;
- Resistência abdominal;
- Corrida de 50 metros;
- Corrida em 12 minutos.
Curso de formação
O curso de formação terá carga horária mínima de 600 horas, não podendo exceder 40 horas semanais. O candidato deverá concluir o curso com frequência mínima de 90%.
A avaliação final do curso de formação terá 100 questões de múltipla escolha, devendo o candidato acertar, pelo menos, 60% das questões.
Critérios de desempate nas provas
Em caso de empate na pontuação das notas entre candidatos, a preferência será dada ao candidato que, nesta ordem:
- Tiver a maior idade entre aqueles com 60 anos ou mais, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
- For casado ou viúvo, com maior número de filhos menores e/ou legalmente dependentes;
- For casado;
- For solteiro com o maior número de filhos menores e/ou legalmente dependentes;
- Obtiver a maior nota na prova de redação;
- Obtiver o maior número de acertos em Conhecimentos Específicos;
- Obtiver o maior número de acertos em Língua Portuguesa;
- Obtiver o maior número de acertos em Noções de Informática;
- Tiver exercido a função de jurado, conforme disposto em Lei Federal.
- Persistindo o empate, será realizado sorteio na presença dos candidatos envolvidos.
Validade
O prazo de validade do concurso público é de um ano, a contar da data de sua homologação, prorrogável por igual período, apenas uma vez, conforme critério da Prefeitura de Santo André – SP.
Edital do concurso Santo André – SP
Para demais informações sobre o concurso Santo André – SP, como competências e atribuições do cargo, conteúdo programático das provas e demais formulários, consulte o edital publicado no site da Prefeitura Municipal.
concursosnobrasil